10/Jul/24
Kallyne Araújo
O brincar é uma expressão do desenvolvimento infantil e exerce uma grande influência no desenvolvimento e bem-estar das crianças. Brincadeiras e atividades físicas são duas formas de envolvimento corporal que podem trazer benefícios importantes, usar das brincadeiras de forma intencional acrescentado valores e objetivos para atingir um determinado fim. Embora possam parecer diferentes, elas estão interligadas e podem coexistir de maneira complementar.
No mês em que se celebra o dia mundial do brincar, o Filho Fit vai explorar a relação entre as brincadeiras e atividades físicas prol de despertar o potencial de cada criança.
Brincar sempre esteve no cotidiano das crianças. O conceito sobre a importância do brincar na infância passou por algumas mudanças ao longo do tempo, antes, brincar era visto apenas como uma atividade recreativa, algo que as crianças faziam para se divertir. Atualmente, reconhece-se que o brincar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, entendemos que brincar é uma atividade essencial para o crescimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. Durante o brincar, as crianças exploram o mundo ao seu redor, experimentam diferentes papéis e situações, desenvolvem habilidades motoras, expressam emoções e aprendem a interagir com os outros.
Além disso, o brincar também estimula a criatividade, a imaginação e a resolução de problemas. Ao criar histórias, construir fortalezas de blocos, montar quebra-cabeças ou inventar jogos, as crianças exercitam sua capacidade de pensar de forma flexível, encontrar soluções criativas e de lidar com desafios, durante as brincadeiras, as crianças podem testar seus limites, superar obstáculos e desenvolver resiliência.
Muitas brincadeiras envolvem movimentos e exercícios físicos como correr, pular, amarelinha, jogar bola, andar de bicicleta que são alguns exemplos de brincadeiras que estimulam a atividade física e o desenvolvimento motor das crianças. Essas brincadeiras não apenas promovem a saúde e o condicionamento físico, mas também proporcionam diversão, socialização e aprendizado.
Além das brincadeiras, existem as atividades físicas estruturadas, como esportes organizados, aulas de lutas e natação que também são importantes para o desenvolvimento físico das crianças. Elas oferecem benefícios adicionais, refinamento motor, aprendizagem de habilidades específicas, o desenvolvimento da disciplina, o trabalho em equipe, conceito de regras e a competição saudável.
Já a psicomotricidade e o funcional se complementam, ambas melhoram a consciência corporal, enquanto um é direcionado e orientado para a estimulação, desenvolvimento e aumento do repertório motor, o funcional trás o alinhamento postural e correção de movimentos, utilizando das brincadeiras para um fim desejado.
As crianças devem ter a oportunidade de participar de ambas, pois cada uma oferece benefícios únicos. Brincar é essencial para uma infância saldável e feliz. Incentivar as crianças a se envolverem em brincadeiras ativas, também a participarem de atividades físicas estruturadas, garantindo um equilíbrio saudável entre essas experiências. Além disso, ao incentivar um estilo de vida ativa desde a infância.
À medida que a criança cresce, a sua brincadeira fica cada vez mais elaborada. Ela se associa ao amadurecimento cerebral e ao processamento de informações do meio. Portanto, o desenvolvimento infantil está intimamente associado ao desenvolvimento da brincadeira.